Aprendizagem ativa: pronto para mudar o ´mindset´?


“É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de
nós mesmos.”
Aprendizagem ativa - Camino School

Ingressar em uma era de mudanças aceleradas não é tarefa fácil, dar adeus a antigos conceitos e se entregar ao novo também não, mas é chegado o tempo da travessia, como lembra Fernando Teixeira de Andrade em seu poema.

“Não é exagero afirmar que, em pleno século 21, a nossa educação ainda permaneça no século 19. Não faz mais sentido a sala de aula que coloca a professora unicamente como transmissora de conteúdo gratuitamente disponibilizado na internet. E que, desengajados, os estudantes assistam passivamente a educadora por horas, envoltos em pilhas de livros e apostilas impressas que, ao final do ano, serão largadas numa prateleira no fundo da casa”, diz Fernando Shayer, CEO da Camino Education, que instiga um olhar para o futuro, por meio da aprendizagem ativa.

Mas afinal, o que é aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa quebra paradigmas e lança uma nova luz sobre o ensino, tornando o ecossistema educacional mais consciente do processo de apropriação do conhecimento.

“O estudante deixa de ser apenas um expectador e consumidor de conteúdos e vira um protagonista, em busca de respostas as suas questões e de soluções aos problemas que se apresentam. Ao transportar a base conceitual para a vivência – com projetos que envolvem pesquisa, levantamento de hipóteses, análise de dados, evidências e muita experimentação – é gerado um ambiente propício à criatividade, inovação, construção individual e coletiva, em um sistema de grande cooperação e aprendizagem que não cessa”, explica Caio Moretto, Humanities Specialist, Mentor Teacher e Middle School Coordinator na Camino.


Caio acrescenta que, neste processo desafiador e dinâmico, o professor assume o papel de mediador e facilitador, oferecendo sempre novos recursos e possibilidades para ampliação de repertório do estudante-cidadão. “O educador observa o que mais desperta interesse em determinado momento e, com intencionalidade, valoriza isso ao incentivar a investigação, apoiar a elaboração de propostas e avaliar continuamente o ciclo da aprendizagem ativa”.

Como preparar o estudante para o imponderável?

Esta é uma questão frequente na atualidade, mas sem resposta pronta diante de uma sociedade em alto ritmo de transformação. Outro benefício da aprendizagem ativa que trabalha, de maneira multidisciplinar, a flexibilidade, o senso crítico, o raciocínio lógico, as habilidades socioemocionais e a responsabilidade nas escolhas.

Para dialogar mais a respeito do tema, tão relevante e apropriado ao momento, a Camino preparou um vídeo sobre aprendizagem ativa – sob a óptica dos educadores, dos alunos e das famílias – que pode ser acessado aqui.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp