Em coluna na Exame, fundador da Cloe fala sobre aprendizagem ativa e digital

Encontro marcado com Fernando Shayer, toda semana, na Bússola; confira os temas que ele aborda e fique por dentro dos debates
Fernando Shayer, colunista da Exame
Fernando Shayer, CEO da Camino Education e da Cloe, assina um espaço no portal

Aos domingos, Fernando Shayer, CEO do ecossistema educacional Camino Education e da aprendizagem ativa Cloe, traz uma série de reflexões instigantes aos tempos atuais, em seus artigos exclusivos para a plataforma de conteúdo estratégico Bússola da Exame, sempre com um olhar à frente sobre a Educação e a Revolução Digital.

Mestre em Educação pela Columbia University e doutorando na Universidade Johns Hopkins, Fernando Shayer estimula o pensamento crítico e a tomada de decisão ao debater temas relevantes
para pautas públicas e privadas, como formação de professores, uso de tecnologias e dados em larga escala, neurociência, aprendizagem ativa, e o papel da escola diante do novo aluno multissensorial, multiplataforma e protagonista das mais diversas experiências fora do ambiente escolar.

Em um de seus artigos recentes, o colunista convidado da Exame lança uma questão crucial a este período disruptivo: ‘Como a experiência de sala de aula importa no engajamento de seus filhos?’.
O especialista coloca, no centro da discussão, até que ponto os processos e ferramentas oferecidos pelos professores, que seguem os parâmetros de uma educação tradicional que atravessou os séculos, estão próximos da realidade dos estudantes de hoje. “A sala de aula foi desenhada para um outro aluno, num outro momento da história”, enfatiza Shayer.

Já no artigo ´E agora? Será que meus filhos não são inteligentes? ´, o colunista questiona a efetividade dos modelos de avaliação das escolas e como a Ciência da Aprendizagem e a Revolução Digital têm expandido essa percepção. “Cada um tem sua capacidade particular de aprender e evoluir. Se a instituição de ensino não consegue identificá-la, desenvolvê-la e valorizá-la, não é seu filho que deve se ajustar à escola, mas, sim, a escola que deve se ajustar aos tempos modernos e a ele”, pondera.

As habilidades socioemocionais também ganham destaque na Bússola. Em ‘O papel das emoções no pensamento e como isso afeta a educação´, o CEO da Camino Education e da Cloe convida o leitor a mergulhar em um dos assuntos de base da sociedade futura – o desenvolvimento de competências socioemocionais. “Ensinar alunos como se eles fossem máquinas que decoram e reproduzem conteúdo é deixar de lado aquilo que os torna mais especiais. Robôs não choram e não reclamam, mas não sonham, não criam, não inspiram e não resolvem problemas complexos.”

A aprendizagem ativa e os recursos tecnológicos apontam o que vem pela frente nos campos pedagógico e educacional. Acompanhe os artigos de Fernando Shayer na Bússola, da Exame: https://exame.com/bussola/fernando-shayer

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp