Por mais pontes e caminhos, por mais perguntas e vivências: aprender é surpreender-se com os outros

José Pacheco (Escola da Ponte) visita Camino School para agenda de conversas e palestras
José Pacheco na Camino School
José Pacheco, da Escola da Ponte, responde a perguntas de estudantes da Camino School

A Camino School recebeu, nessa semana, o educador José Pacheco – idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, e apoiador do Projeto Âncora, no Brasil –  em uma agenda voltada à troca de ideias e enriquecimento da aprendizagem. Em foco, a educação do século XXI. Entre diversas atividades, houve um bate-papo com o educador, transmitido pelo YouTube e intitulado Pontes e Caminhos, que pode ser conferido aqui.

Responsável por romper com estruturas obsoletas e ressignificar a educação para que haja mais questionamento, inovação, inclusão, cooperação, diálogo, consciência e protagonismo do estudante, José Pacheco é uma das grandes inspirações da atualidade por defender uma nova construção social de aprendizagem, a qual ele dá o nome de ‘comunidade de aprendizagem’. Esses preceitos estão muito alinhados com o que a Camino desenvolve em termos de metodologia de sala de aula.

O educador é reconhecido por sua visão de aprendizagem do futuro, que ´só acontece quando ela é significativa, emancipatória e partilhada´. Para ele, se faz necessário reconfigurar práticas educacionais, tornando-as mais aderentes aos alunos do século XXI, não com modelo epistemológico do século XIX — o que novamente vai ao encontro dos valores e ideais da Camino School.

“É uma honra receber José Pacheco, idealizador de um pilar que nos inspira. A Escola da Ponte põe em prática, desde a década de 70, um exemplo pedagógico que sublinha atributos como solidariedade, autonomia e responsabilidade dentro de um processo educacional justo e apropriado”, ressalta Leticia Lyle, diretora pedagógica da Camino School e cofundadora da Camino Education.

Encontro marcado

Além de conhecer a Camino School, José Pacheco participou de um bate-papo com educadores sobre desafios, possibilidades e experiências, criando espaço para reflexões. Como costuma dizer, ´um professor não ensina aquilo que diz, ele transmite aquilo que é´, daí a importância de compreender sua abordagem em novos contextos.

O idealizador da Escola da Ponte, retratada na obra de Rubem Alves como “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”, também fez uma palestra, nessa quinta-feira (25), no canal da Camino School no YouTube.

Em ´Pontes e Caminhos: grande encontro com José Pacheco’, um dos questionamentos foi lançado: o que ensinar para alguém que estará ativo no mercado de trabalho daqui 30 ou 40 anos?  Instigante, o educador trouxe mais perguntas do que respostas. Confira.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp