Camino School traz temas como combate ao racismo na segunda temporada da Série Diálogos

Sempre às quintas-feiras, tem um episódio novo no ar: acompanhe!

Após o sucesso da primeira temporada, que promoveu um espaço para a troca de experiências entre pais e especialistas sobre temas diversos e relevantes no relacionamento com os filhos, a segunda temporada da Série Diálogos chega, no dia 11 de novembro, no YouTube da Camino School, com novas abordagens, entre elas como combater o racismo na sociedade contemporânea. Fique de olho: toda quinta-feira, às 18h, episódios novos estarão no ar.

Jones Silveira – pai da Dandara e do Akins, estudantes da Camino, e mediador da Série Diálogos – recebe novos convidados na segunda temporada, proporcionando reflexões, dicas e quebra de tabus ao incentivar o diálogo em casa, com mais naturalidade, confiança e receptividade, ou seja, sem escapar, silenciar ou mudar de assunto, mesmo se houver ´saia justa´.

“O objetivo desta troca é tranquilizar a família diante das dificuldades que surgem no dia a dia na tarefa de educar; mostrar que os pais não estão sozinhos nesta jornada; que, sim, terão de lidar com questionamentos delicados das crianças; e que tudo isso faz parte de um aprendizado conjunto. Fácil? Claro que não! Mas, há caminhos e eles começam no diálogo”, enfatiza Juliana Ferrari, psicóloga, responsável pelo projeto da Série e gerente do Media Lab da Camino School.

Perdeu a primeira temporada? Damos spoiler!

São quatro episódios que marcam a temporada de estreia da Série Diálogos. No primeiro, Jones conversa com o historiador e professor Leo Bento, que aborda como é ser pai no século XXI. Para ele, o cuidar não deve ficar restrito a um gênero em detrimento de outro. Frente a tantos desafios, a paternidade ativa, propositiva, faz toda a diferença na construção socioemocional dos filhos.

Mestre em Desenvolvimento Humano e psicóloga, Juliana Ferrari foi a convidada do segundo episódio, trazendo dicas valiosas de como falar sobre sexualidade com crianças, tema delicado, mas necessário. “Quando se abre espaço, educa-se para o diálogo”, lembra. Juliana apontou curtas, livros e referências para apoiar os pais a informar, interagir e acolher as dúvidas dos pequenos.

E como inserir nossos filhos no mundo da leitura hoje? No terceiro episódio, Jones bate um papo com Luciana Bento, socióloga, professora, consultora na biblioteca da Camino e pesquisadora em literatura infantil, que compartilhou estratégias para aproximar os livros das crianças, nesses tempos em que a tecnologia domina a atenção. “Já se pode criar intimidade com a leitura, desde a gestação. O bebê vai assimilando o tom de voz, a cadência, o fluxo na contação da história”, diz. 

No quarto e último episódio, Jones debate o uso saudável da tecnologia pelas crianças com Eric Endo, designer, desenvolvedor de produtos digitais, Tech Lead da Camino Education e pai de três alunos da Camino School. O especialista alerta para o uso excessivo de tela, que pode minar as interações humanas, e a exposição a conteúdos nocivos. “É importante acompanhar o que as crianças estão vendo”. Eric sinaliza canais com recursos para configurações, acompanhamento de uso de redes sociais e jogos on-line, além de podcasts e vídeos sobre educação e tecnologia.

Pronto para a segunda temporada? Não perca no YouTube da Camino School!

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp