Brilho nos olhos e curiosidade sempre: todo dia é Dia do Professor

Camino Education homenageia profissionais de educação e destaca que, cada vez mais, as competências socioemocionais são importantes para a sala de aula

Dia do Professor - 15 de outubro

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Essa frase ganhou o mundo e foi cunhada pela paquistanesa Malala Yousafzai, laureada com o Nobel da Paz em 2014. O motivo? Ela reivindica o básico direito de acesso à educação, uma vontade que quase custou a vida da jovem.

Da mesma forma que a Malala levantou essa bandeira na década passada – e esse debate repercutiu no mundo todo –, no Brasil, o Dia do Professor, comemorado nacionalmente em 15 de outubro, é cada vez mais relevante. O ofício do educador nunca se mostrou tão importante, ainda mais em uma era em que a credibilidade das informações se encontra em xeque.

Dia do Professor: uma comemoração aos ‘gurus’ da aprendizagem ativa

Celebrado em 15 de outubro como uma referência a D. Pedro I, que em 1827 instituiu uma lei sobre ensino elementar, o Dia do Professor traz à tona a relevância do papel desempenhado por educadores e educadoras do nosso País. O brilho no olho que um docente tem é capaz de transformar anseios em trajetórias. Mais do que isso, esses profissionais têm a capacidade de semear incontáveis potenciais, muitas vezes só aflorados no futuro – algo que talvez nem tenham a oportunidade de ver, por não estarem mais no cotidiano daqueles ex-alunos. No livro “Nós e a escola”, Mario Sérgio Cortella destaca que: “somos todos amadores, em dupla acepção: gente que ama e que acha que não está pronta ainda”.

Na Camino School, cada profissional de educação é reverenciado não apenas em 15/10, mas em todos os outros 364 dias do ano. A escola é adepta de duas frente de trabalho: a metodologia da aprendizagem ativa, que coloca o aluno no papel de protagonista, e as competências socioemocionais, valorizando as interações afetivas construídas em sala de aula. “Ambas prezam pela horizontalidade entre educadores e educandos, algo crucial para nós. Gosto muito de um pensamento de Paulo Freire, no qual ele pondera: quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Que esse seja o nosso mantra”, ressalta Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora pedagógica da Camino School.

Educador do futuro: competências socioemocionais e soft skills

Muito tem sido dito sobre a função de docentes nesse momento da pandemia – e já adiantando uma previsão do pós-pandemia. Apesar de ser um pouco cedo para decifrar o que vem por aí, na Camino, o perfil trabalhado é de alguém que combina soft skills e competências socioemocionais, como empatia, flexibilidade, adaptabilidade e um pensamento mais horizontal.

“Quando se fala sobre competências socioemocionais, delimitamos um conjunto de ações, habilidades, comportamentos e valores que norteiam a maneira pela qual o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo a sua volta”, acrescenta Leticia. Uma série de estudos e experiências no Brasil e em outros países demonstra os benefícios do trabalho com essas habilidades. Modelos educacionais de todo o mundo, dentre eles os da Finlândia, Austrália e Cingapura, estão voltando esforços para garantir nas escolas esse trabalho com aprendizagem socioemocional.

Enquanto olhamos para o futuro e para docentes que estarão nele, saudamos também o passado. Todo mundo tem algum caso especial com um educador ou uma educadora: um ombro amigo em um momento de dúvida, um olhar atento que te tirou de uma enrascada, uma paixão indescritível pela sala de aula que inspira estudantes a também serem educadores e muitas outras motivações. Nosso salve diário para todo esse time que faz o saber girar e mover adiante!

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp