Férias de julho: confira indicações de atividades recreativas e com segurança

Camino School recomenda atividades em parques, mostra de artes visuais, brincadeiras em casa, recitais de livros e um ateliê familiar para as férias de julho
Férias de julho - confira dicas
Férias de julho – Camino School dá dicas variadas de atividades culturais

Com a proximidade das férias de julho, os estudantes começam a contar os dias para aquele merecido intervalo na metade do ano letivo. É hora de relaxar, descansar, ver um filme divertido, ler um bom livro e até aproveitar amigos e familiares. No entanto, ao mesmo tempo, é importante lembrar que ainda seguimos em casa – parcialmente ou integralmente – e os cuidados com isolamento e prevenção ao coronavírus devem prevalecer.

Considerando que a vacinação está avançando, mas ainda não está concluída – logo, temos que manter as medidas de distanciamento social e demais ações preventivas –, a Camino School indica uma lista com cinco possíveis atividades recreativas e seguras para estas férias de julho, segundo as recomendações da professora do K5, Marcela Camargo.

“Em casa ou fora dela – com segurança, claro –, há muitas opções para pessoas das mais variadas idades aproveitarem esse break. Em muitos casos, só é preciso ter criatividade e uma meia dúzia de acessórios. A família é mais do que bem-vinda. Interações e trocas são muito válidas”, afirma a educadora, que é psicóloga e pedagoga, com pós-graduação em alfabetização.

Indicações para as férias de julho:

Ao ar livre

Mesmo que não seja verão, pode ser um bom momento para andar de bicicleta e brincar com as famílias em espaços arejados e arborizados. “Perto da Camino School, localizada na zona oeste de São Paulo, temos duas praças – a Horácio Sabino e das Corujas – que não são muito concorridas. Além de explorar a área livre em si, dá para levar sua bike ou skate e gastar bastante energia. Mas sempre mantendo o uso da máscara mesmo estando em espaço aberto”, ressalta. Em ambos, também dá para praticar esportes com bola ou até mesmo escalar árvores. 

Artes visuais

A mostra “OSGEMEOS: Segredos” se estende até 9 de agosto na Pinacoteca, com todas as medidas e protocolos sanitários de segurança. Com mais de mil itens – sendo 50 inéditos aproximadamente –, a exposição reúne obras bem urbanas dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. “É legal inclusive para conhecer o museu, que vale o passeio por si só. Nas férias de julho, dá para buscar dias menos cheios”, complementa.

De casa

Outra boa ideia é preparar uma playlist em aplicativos streaming de música, como o Spotify, e brincar de algo divertido em família, como dança da cadeira ou estátua. Dá para aproveitar a ocasião e promover um lanche especial com pais e irmãos. “Se cada pessoa indicar cinco músicas que sejam importantes pessoalmente, teremos uma lista bem plural”, destaca Marcela. A brincadeira proporciona inclusive um meio de interagir e conhecer mais o outro.

Do it yourself

Que tal um ateliê em família? Cada membro faria um brinquedo ou um item de arte, deixando fluir a imaginação, usando muitas cores e reciclando materiais que já existem em casa. Pode ser um momento de colaboração, em que um ajuda o outro, ou até mesmo um clique para um talento novo como uma aptidão para as artes. Papéis, tecidos, lápis, canetas, pincéis, plásticos, itens “encostados” no armário: várias opções podem ser levadas em consideração.

Recital

Uma roda de leitura ou de teatro: não existe contraindicação quando a família tem algum tipo de contato com a literatura. No primeiro caso, a sessão pode ser realizada a partir de um tema (escritores pernambucanos, poetas paulistanos, entre outros). Já no segundo modelo, um teatro de fantoches (dica: eles podem ser produzidos no ateliê em família, indicado anteriormente) pode deixar o lado lúdico de todo mundo fluir. Possíveis temas: os 100 anos de Paulo Freire (2021) ou o centenário da Semana de Arte Moderna (2022).

Colônia de férias
De 5 a 30 de julho, a Camino School promove o Winter Camp para estudantes e seus amigos. Das 9h às 15h00, os participantes poderão curtir atividades com variados temas, como aventura, cinema, fotografia, esportes e idiomas. As atrações serão disponibilizadas na própria escola, que seguirá todos os protocolos referentes à pandemia já estabelecidos, garantindo assim a diversão e a segurança de todos.

Mais informações disponíveis aqui.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp