Dia Mundial do Meio Ambiente: é hora de semear ideais para colher um futuro

Nomes como Ailton Krenak e Greta Thunberg são recorrentes na Camino School, que ainda aposta em um comitê de sustentabilidade para amplificar debate
Dia do Meio Ambiente na Camino School é celebrado com visita ao parque Villa-Lobos

Com a chegada do Dia do Meio Ambiente, comemorado globalmente em 5 de junho, o debate sobre sustentabilidade fica mais à tona. Afinal, a urgência para um mundo socialmente responsável, ecologicamente correto e economicamente viável está cada vez mais evidente. A Camino School tem o discurso transversalizado a respeito do assunto em seu currículo e, também, em cada canto de sua estrutura, literalmente, devido a uma arquitetura que favorece uma postura consciente e um maior aproveitamento dos recursos naturais.

Aprendizagem ativa em nome de um mundo sustentável

Na escola, a temática permeia a sala de aula, seja presencial ou online, quase diariamente. A discussão é potencializada por meio da aprendizagem ativa — metodologia adotada pela instituição que coloca o estudante como protagonista.

A professora Cíntia Lopes Justino, uma das especialistas de Ciências no núcleo de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), afirma que há várias expedições sobre o tema com perspectivas contemporâneas. Só para citar alguns exemplos, a ativista Greta Thunberg e o autor indígena Ailton Krenak inspiraram expedições intituladas “How dare you” e “Nossas ideias para adiar o fim do mundo”, respectivamente.

“Em relação à expedição sobre o Krenak, tínhamos alguns objetivos curriculares para tratar. Os estudantes fizeram um estudo sobre os desastres de Mariana e Brumadinho e quais foram as decorrências para as vidas dos afetados. No final, todos foram divididos em três grupos — um representando a iniciativa privada, outro em nome dos indígenas e um último como a sociedade civil. Eles debateram o assunto e trouxeram suas próprias ideias para adiar o fim do mundo. O que o autor diz é uma mensagem clara: devemos parar de olhar o mundo como uma fonte inesgotável de recursos”, pontua a docente.

Para a expedição inspirada em Greta Thunberg, com foco maior sobre o aquecimento global e a importância dos dados, os estudantes leram sua obra “Nossa casa está em chamas” (BestSeller). “Muitos têm a idade próxima de quando Greta iniciou sua jornada no ativismo. Isso trouxe uma conexão intelectual. Além de aprender mais sobre as mudanças climáticas, a turma foi capaz de enxergar a importância da coleta de dados para um ativismo consciente”, complementa Justino.

Meio ambiente em foco

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972 durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma efeméride de relevância universal. Neste ano, a data será registrada com uma visita ao parque Villa-Lobos pelas turmas dos 7º e 8º anos – com as devidas medidas de proteção indicadas neste momento de pandemia. “Será um dia de aula ao ar livre”, salienta.

Para tornar essa premissa mais perene, a escola conta com um comitê de sustentabilidade, com reuniões semanais e conversas direcionadas a pais, estudantes, professores e gestores. “Temos uma mãe que faz parte do Instituto Alana. Recentemente, debatemos o TiNis – Terra das Crianças, um projeto apoiado por esta entidade que tem como objetivo trazer a natureza para dentro de casa e para os espaços públicos. A ideia é simples: três vasos com plantas, sendo um para você, um para uma pessoa próxima e outro para o meio ambiente”, destaca.

Ventilar novos ares

Em alinhamento com essa proposta, a arquitetura da Camino School foi igualmente pensada com este intuito. O projeto, amplo e ventilado, favorece a circulação de ar e de luz natural. Em tempos de pandemia, nada mais indicado. Além disso, esse modelo cria um ambiente mais agradável e ecologicamente apropriado, posto que há menos consumo de energia elétrica e amplo aproveitamento dos recursos naturais. A escola possui um reservatório criado para reuso de água e, num futuro próximo, pretende avançar com outras iniciativas, como composteiras e uma expansão do comitê.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp