Aprendizagem ativa contribui para a motivação e o engajamento do professor na sala de aula

Entre abril e novembro de 2021, a Cloe vai oferecer formação para educadores com enfoque prático sobre o tema; curso on-line terá 32 encontros, divididos em sete módulos

Entre abril e novembro de 2021, a Cloe vai oferecer formação em aprendizagem ativa para educadores

A Aprendizagem Ativa — metodologia que coloca os estudantes como protagonistas do processo de construção do conhecimento –, além de potencializar a aprendizagem, também gera impactos positivos na motivação e no trabalho do professor em sala de aula.

“Da mesma maneira que o engajamento e a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos são o que levam o estudante aprender, trabalhar de maneira ativa também faz o professor se desenvolver e se envolver”, afirma Juliana Ferrari, gerente de conteúdo da Camino Education.

Ela conta que um conceito muito presente nas Expedições da Camino, projetos que integram conhecimento e prática, é o que se chama de codificação elaborativa, isto é, a capacidade do público conectar o que está aprendendo com a sua vida. Da mesma maneira, o professor tem que trazer a aula para a realidade da sala dele.

“Quando convidamos o professor a fazer esse mesmo percurso com os seus estudantes, estamos trazendo a oportunidade de ele ensinar e aprender ativamente, pois ele também tem que se inteirar dos temas sobre os quais ele está ensinando. Não é apenas abrir um livro e compartilhar o que está lá.”

A grande questão que traz motivação e engajamento ao docente, segundo ela, é que se ele muda o grupo de estudantes, ele precisa mudar também a sua aula. “O professor não pode mais entrar em qualquer sala e falar a mesma coisa ou dar a mesma aula todo ano porque o tema é o mesmo. Nós estamos tirando o tutor desse lugar. Ele tem que conhecer as turmas para a aprendizagem fazer sentido e cavar elementos na vida desse público que sustentem esse engajamento. Quando ele faz isso, também está praticando a aprendizagem ativa, envolvendo-se e fazendo essa codificação.”

Juliana diz que, ao trabalhar desta forma, o educador estará ainda se desenvolvendo do ponto de vista socioemocional, pois ele precisa conhecer a sua respectiva turma e se aproximar dela para montar a sua aula. “Assim, torna-se uma pessoa mais aberta, que se comunica e vive melhor.”

Educação, aprendizagem ativa e formação para professores

Para proporcionar essa formação aos educadores das escolas que utilizam a Cloe, plataforma de aprendizagem ativa da Camino Education, a Cloe está oferecendo um curso on-line, iniciativa do Cloe Colab, que inclui formações e acesso a uma comunidade de professores.

Esse projeto, focado em ciência da aprendizagem e em aprendizagem ativa, foi desenvolvido e é certificado pelo Teachers College, da Columbia University. São 32 encontros, de maio a novembro de 2021, divididos em sete módulos, com vídeos, leituras e atividades.

Em abril e maio, os oito primeiros encontros serão cursos básicos sobre aprendizagem ativa. “Vamos apresentar nossa visão sobre o tema, com uma abordagem muito prática de como o professor pode levar imediatamente essa linha pedagógica para a sua sala de aula”, destaca Juliana.

Entre junho e novembro, os módulos serão temáticos, tratando das particularidades de cada área do conhecimento — língua portuguesa, matemática, ciências, ciências humanas, infância e aprendizagem para toda a vida e artes. Para cada tema, as quatro sessões seguirão a mesma estrutura: primeiro, uma visão geral sobre o assunto e, na sequência, um enfoque maior em cada segmento — Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

“Será um momento em que os professores que fazem parte de nossa base de escolas parceiras poderão conhecer quem faz acontecer a aprendizagem ativa na Camino — os professores da Camino School e os autores da Cloe. Também será uma oportunidade de fortalecermos nosso relacionamento”, finaliza.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da escola e da Cloe.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp