Camino School recebe as primeiras turmas de Ensino Fundamental II

Escola inaugura novo segmento neste primeiro semestre de 2021; ainda no cenário de pandemia, estudantes podem optar por assistir às aulas no formato híbrido, com aulas presenciais todos os dias ou formato remoto

Neste início do ano letivo de 2021, a Camino School recebe, pela primeira vez, estudantes do Ensino Fundamental II. Nesta etapa, assim como ocorre com o Fundamental I, a proposta é continuar trabalhando com as expedições (projetos), a partir da aprendizagem ativa, do estudante no centro da investigação e da construção do conhecimento. 

“Criamos as expedições com base nas habilidades e competências de currículos nacionais e internacionais, além de também considerarmos entendimentos duradouros, que chamamos de enduring understandings”, diz Cintia Lopes Justino, educadora da equipe de STEM e especialista em ciências na Camino School.

“Esse modelo intitulado enduring understandings, que guia a nossa abordagem, é justamente aquilo que entendemos ser importante para o estudante levar para toda a vida. Por exemplo, na área de STEM [que compreende ciências, tecnologia, engenharia e matemática], mais especificamente em ciências, estamos falando da capacidade de hipotetizar, observar, formular e responder perguntas”. 

Segundo ela, um aspecto que difere do que é realizado no Ensino Fundamental I é o fato de todos serem novos. “No Fundamental I, acompanhávamos as turmas desde o ano passado, logo, temos um currículo com uma progressão bem definida e conhecemos muitos estudantes de uma maneira mais individual. No Fundamental II, estamos conhecendo os estudantes agora e pensando a progressão do currículo com base nessas novas turmas. Nesse contexto, é muito importante termos atividades investigativas que contemplem o conhecimento prévio e as experiências trazidas por eles”.

Um dos destaques do currículo é o uso da Cloe, a plataforma digital de aprendizagem ativa da Camino Education, com a disciplina Garage 21, para desenvolver expedições ligadas à economia e ao empreendedorismo, saúde e bem-estar, cultura e sociedade, e tecnologia. “Essas expedições abordam as competências fundamentais para o século XXI, trazendo desde robótica e programação até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, explica a educadora. “É como se essas expedições dessem uma liga para o currículo, pois complementam todo o trabalho com as disciplinas mais tradicionais”. 

Modelos híbrido e online no Ensino Fundamental II

Neste primeiro semestre, os estudantes das novas turmas do Ensino Fundamental II, assim como todos os outros, poderão ter aulas presenciais seguindo o modelo híbrido, com sessões todos os dias presencialmente na escola, ou optar pelo formato totalmente remoto.

Com esse formato, os estudantes têm um período de três horas na escola, em que desenvolvem atividades com os professores de sala e os professores especialistas. O restante é realizado em casa, onde os cronogramas síncronos e assíncronos são promovidos em encontros remotos e sessões ao vivo. 

“Já os estudantes e as famílias que não se sentem confortáveis ou, por algum motivo, não podem ainda voltar para a escola, as propostas permanecem 100% on-line. Os professores têm um cronograma de aulas que é muito parecido ao do formato híbrido. As atividades acontecem por meio do Google Classroom, plataforma que usamos para o Distance Learning”, destaca Cintia.

A especialista conta que a maioria dos estudantes optou pelo modelo híbrido, mas as famílias têm a liberdade de, a cada semana, escolher entre esses dois modelos. “A escola está feliz em receber os alunos de volta e muito empenhada em manter os protocolos de saúde, porque sabemos que esse momento ainda exige bastante atenção”, finaliza.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp