Pandemia impulsionou a necessidade de inovação e de se reinventar sempre

A capacidade de aprender ao longo da vida e de se adaptar aos mais variados contextos e situações são fundamentais em um mundo complexo, que se transforma muito rapidamente
reinventar-se na pandemia - educação

A necessidade de inovação durante a pandemia abriu muitas oportunidades. As pessoas precisaram colocar a criatividade em prática para se reinventar, habilidade que pode ser desenvolvida na escola e precisa estar no dia a dia dos estudantes, principalmente quando se vive em um mundo que se transforma muito rapidamente.

“A pandemia trouxe esse espaço de inovação. As pessoas tiveram que se conectar com esse lugar de reinvenção, que permite o surgimento de muitas soluções e de novas maneiras de ver as coisas e, no caso da escola, de ensinar, aprender e interagir com o outro”, diz Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora pedagógica da Camino School. 

Essa nova forma de aprender não influenciou apenas os estudantes, mas também os professores, que tiveram que descobrir como engajar os alunos, apresentar conteúdos que fizessem sentido e trabalhar de maneira significativa remotamente. “Vimos a importância de trazer coisas que são relevantes para o dia a dia deles. Nossos estudantes estavam em casa, passando por um contexto totalmente diferente, e o que se falava na aula tinha que trazer engajamento, relevância e estar conectado com a realidade.” 

Se reinventar ajuda a lidar com o futuro 

Essa mesma capacidade de adaptação aos mais variados contextos e situações e de aprender ao longo da vida é essencial no ambiente complexo e incerto em que vivemos hoje, marcado por grandes mudanças. Leticia aponta que os estudantes de hoje vão atuar em um mercado de trabalho com funções que a gente ainda não conhece e que provavelmente mudarão de profissão ao longo da vida. 

“Quando pensamos nessas profissões do futuro, o mais importante é saber como se aprende e conhecer as nossas características como aprendizes. Quando esses estudantes chegarem na vida adulta, na faculdade ou no mercado de trabalho, eles vão enfrentar uma série de situações que exigirão uma capacidade de se adaptar e aprender e reaprender sempre.” 

Ela destaca que o conceito de aprendizagem ao longo da vida não é só uma aprendizagem de conteúdos, mas uma aprendizagem que precisa ser prática, teórica e que acontece em meio a experiências. “Muitas vezes, não vamos ter todas as fórmulas de como exatamente isso vai acontecer, mas se sabemos como aprendemos, nós conseguimos pensar sobre quais são os próximos passos, as próximas oportunidades e como lidar com elas. Essa é uma característica de quando desenvolvemos uma aprendizagem ativa, relevante, contextualizada e que tem muita profundidade e vigor naquilo que está sendo trabalhado.”

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, como a plataforma Cloe e a escola de referência localizada na zona Oeste de São Paulo/SP, Camino School, acesse o site.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp