Quais os principais aprendizados com o ensino remoto durante a pandemia?

Participação mais potente dos pais no contexto escolar e uso da tecnologia para favorecer a aprendizagem dos estudantes são alguns dos legados
Aprendizados além da pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, muitos desafios foram enfrentados por educadores, estudantes e familiares. Mas a adoção do ensino remoto também trouxe aprendizados que deverão impactar o processo educacional nos próximos anos.

“Um dos principais legados esteve relacionado à nossa possibilidade de trabalhar de verdade em comunidade com os pais e com as famílias dos nossos estudantes”, diz Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora da Camino School.  

“O fato de nos mantermos abertos, prontos para a escuta e para adaptar nossas expectativas e maneiras de fazer ao contexto de cada família, nos aproximou e garantiu que a aprendizagem dos estudantes fosse muito potente.”

Aprendizados além da tecnologia

Ela acredita que, cada vez mais, apesar dos diversos contextos, as famílias estarão conectadas e interessadas no processo escolar, buscando conhecer o modelo pedagógico das escolas, o que realmente buscam e como realizam suas propostas. “Com a pandemia, as famílias se aproximaram das escolas e do seu trabalho e muitas delas se surpreenderam. Também ficou claro o papel essencial do professor.”

A diretora aponta ainda que o ensino remoto resultou em  uma aproximação das escolas aos possíveis meios de uso da tecnologia como ferramenta para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, além de tornar evidente que a tecnologia por si só não resolve toda a questão da educação. “Quando se fala em educação, estamos falando da interação entre seres humanos”, finaliza.

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, como a plataforma Cloe e a escola de referência localizada na zona Oeste de São Paulo/SP, Camino School, acesse o site.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp