Participação das famílias foi fundamental para o sucesso do ensino remoto

Na Camino School, projeto deu espaço para o diálogo e incorporou percepções de estudantes e pais; abertura para o novo, preparação e trabalho conjunto dos professores também representaram diferenciais
Famílias no ensino remoto

Depois de mais de oito meses do início da pandemia e da adoção do ensino remoto, é um bom momento para as escolas avaliarem como foi essa trajetória, até mesmo para se prepararem para os próximos passos. E o balanço foi positivo na Camino School, segundo Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora da escola trilíngue.  

“Conseguimos dar certo no Distance Learning com muita escuta e diálogo com os pais, e, também, porque estávamos preparados para aprender e para nos adaptar. Nosso grupo de professores estava pronto para apostar em um modelo diferenciado. Graças ao trabalho conjunto da equipe e da incorporação das percepções dos estudantes e das famílias, nós montamos esse projeto que deu tão certo.”

A diretora conta que a construção desse percursofoi intensa. “Tivemos um primeiro mês turbulento. Depois, testamos por duas semanas um modelo e ouvimos os estudantes e as famílias. Paramos por uns dias, redesenhamos todo o projeto e estamos desde abril com o mesmo modelo. Ele inclui aulas síncronas e assíncronas, com projetos variados.”

Ensino remoto construído em conjunto

De acordo com ela, os professores e os estudantes passaram por uma primeira adaptação que foi muito grande e, posteriormente, ajustes em relação ao volume de trabalho. Durante todo esse processo, o papel das famílias foi fundamental. “Abrimos espaço para conversas, para trazê-los todas as semanas para um fórum, para discutir questões que têm a ver com o desenvolvimento das crianças. Entregamos e apresentamos para os pais não só as expectativas curriculares, mas também muito do que eles sugeriram para o nosso dia a dia.”   

Leticia destaca que a estrutura proposta, as expedições, as aulas, as avaliações e os portfólios funcionaram muito bem. “Os aprendizados foram infinitos, desde planejar aulas nativamente digitais até possibilitar que turmas muito diversas, em situações diferentes, passassem por uma mesma estrutura e estratégia de aprendizagem. E, em um próximo desenho, em um modelo híbrido, o que poderia melhorar, seria oferecer às famílias estruturas de atividades que elas pudessem fazer independentemente.”

Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, como a plataforma Cloe e a escola de referência localizada na zona Oeste de São Paulo/SP, Camino School, acesse o site.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp