Camino School prepara nova sede para 2021

Nova estrutura contará com espaços completamente integrados e pensados pedagogicamente em cada detalhe, promovendo o sentimento de pertencimento dos estudantes
Camino School inaugura nova sede para 2021

A Camino School está preparando sua nova sede para receber os estudantes no ano letivo de 2021. Ela terá espaços completamente integrados e apresentará conceitos pedagógicos alinhados à aprendizagem ativa em cada detalhe.

Os ambientes de aula não terão mesas ou cadeiras fixas com lugares denominados para cada estudante. O espaço foi planejado para promover a permanência e o sentimento de pertencimento dos estudantes, além da interação entre os estudantes. “Como todo o espaço é educador, a proposta pedagógica está presente em todos os ambientes; é fundamental o modo como as crianças poderão dele usufruir”, explica Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora da Camino School.

Segundo Ricardo Gusmão, sócio do premiado escritório Gusmão Otero Arquitetos Associados (GOAA),responsável pelo projeto da Camino School, a escola trouxe a proposta de uma tela em branco: “Os professores e os estudantes podem ser criativos ao usar o ambiente, cada espaço tem um potencial de ocupação que pode variar de diversas maneiras, ensinando cada estudante a como construir a própria escola, possibilitando a transformação dia-a-dia para dar conta das inovações, descobertas, interesses e crescimento de cada um”. 

Em linha  com a metodologia da aprendizagem ativa adotada pela  escola,  desenvolvida  com o apoio de especialistas da Universidade de Columbia, ganharam relevância no projeto elementos como autonomia, interação, inovação e criatividade, bem  como a adoção de uma infraestrutura tecnológica de ponta que viabilize o uso de soluções que incluem a plataforma Cloe de aprendizagem ativa  e a realização de projetos com escolas internacionais.

Inclusão e diversidade na escola

Pensando no aspecto humano e na formação de cidadãos mais conscientes, a Camino School também traz a proposta de inclusão e diversidade apresentada, por exemplo, no modo de organizar o banheiro da escola. “Os banheiros na Camino School não ficam dentro de um lugar isolado, eles estão presentes em todos os andares e possuem as pias para uso comum e torneiras com água potável. Eles foram projetados dessa maneira para ajudar tanto na concepção de aprendizagem da vida em grupo quanto para a construção de conceitos científicos e de comportamento social”, ressalta Leticia.

Além disso, a nova sede da escola contará com um elevador panorâmico no seu pátio central, possibilitando que, ao entrar no ambiente, seja possível ver o conceito de      acessibilidade em toda a estrutura projetada. Para Guido Otero, também sócio do escritório GOAA, responsável pelo projeto, a escola traz uma série de inovações também nesse sentido. “Ao entrar na instituição, é possível entender como ela funciona, com ambientes interligados, muita iluminação natural, transparência e acessibilidade”. 

Reflexão e prática sobre meio ambiente

Uma das maiores preocupações atualmente é sobre o meio ambiente, seus cuidados e preservação. Trazer essa reflexão nas escolas vai muito além de abordar o assunto em sala de aula. No caso da Camino School, a edificação irá aproveitar a ventilação e iluminação natural ao máximo. “É possível qualificar o ambiente e promover a economia de energia na escola com essas estruturas, ensinando ideias fundamentais sobre a sustentabilidade, evitando também o desperdício de energia e gastos desnecessários”, conta a diretora da escola.  

O descarte de lixo também deve ser consciente. A escola propõe a coleta seletiva cujos materiais serão enviados para reciclagem. Leticia Lyle reforça que os estudantes precisam entender a importância da sustentabilidade ambiental. “A implementação da coleta seletiva de resíduos tem um importante papel neste processo de formação dos estudantes, pois o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta”.

Futuramente, a escola pretende realizar a compostagem na própria instituição, para que todo material produzido seja utilizado nas áreas verdes da própria comunidade.

Agende um bate-papo virtual e conheça a Camino School!

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp