Capacitação dos professores influencia no engajamento e na aprendizagem dos estudantes

Nas formações de docentes oferecidas pela Cloe são usadas metodologias ativas em que o educador é convidado a levantar hipóteses, refletir sobre sua prática e criar soluções para a sua realidade

Uma professora com formação para inovar nas aulas e propor atividades em que a estudante seja a protagonista consegue enfrentar melhor os desafios atuais da educação, impactando no engajamento e na aprendizagem dos estudantes. Esse é um dos objetivos das formações de docentes oferecida pela Camino Education às escolas que passam a utilizar a Cloe, a plataforma digital de aprendizagem ativa.

“Quando a equipe de implementação planeja uma formação, ela primeiro identifica que impacto se pretende gerar junto às professoras ao final do encontro. Além de saber realizar uma prática que possibilite aumentar o engajamento e a aprendizagem dos alunos, a intenção é que eles entendam o porquê de cada uma das abordagens e se sintam motivados para exercitar o que aprenderam”, diz Leticia Sodré, gerente de implementação da Cloe. Para isso, são usadas metodologias ativas, de forma homóloga às Expedições de Aprendizagem, os projetos educacionais da Cloe.

Leticia conta que, assim como nas Expedições, as ações são orientadas pela aprendizagem baseada em projetos e em resolução de problemas. “Damos luz a uma problemática da prática docente e convidamos os professores a criar uma solução aplicável à sua realidade, combinando seus saberes com novos conhecimentos”. Segundo ela, a concepção de formação se baseia nos princípios da dupla conceituação e da tematização da prática, duas estratégias que têm demonstrado gerar aprendizagem significativa para a professora e, por consequência, para o estudante. 

Estratégias de capacitação para os professores

Na dupla conceituação, a ideia é oferecer condições para haver o aprendizado tanto dos conceitos quanto da didática para aplicá-los. Assim, a professora é chamada para experimentar um tipo de abordagem e, em seguida, conhece as bases teóricas e quais suas implicações na aprendizagem do estudante. “Quando o docente reconhece na teoria o que ele acabou de ver por meio da experiência, a informação se fixa de uma maneira mais sólida. Esse processo é ainda mais efetivo quando ele é convidado a refletir sobre ela, recuperando conhecimentos ao conectar referências anteriores com as recém adquiridas”, explica a gerente e educadora.

Por meio da tematização da prática, o docente aprende ao ser exposto a situações reais de sala de aula, vivenciadas por seus colegas, que servem de modelo para refletir sobre a prática. “Assim, podemos ser assertivos no que de fato precisa ser desenvolvido junto àquele grupo específico de professores, para se alcançar o objetivo desejado quanto à aprendizagem e envolvimento dos estudantes”, afirma Leticia.

De acordo com ela, a partir desse tipo de abordagem, a professora experimenta o que é desejável que realize junto ao estudante. “No caso das nossas formações, ele é convidado a levantar hipóteses, falar sobre sua prática, refletir sobre ela e produzir materiais para que adquira repertório e compreenda o porquê de realizar essas ações junto aos alunos.” 

Ela destaca que um aspecto interessante que ocorre nas formações é o compartilhamento entre os professores das estratégias que eles usam para realizar as atividades das Expedições, contemplando particularidades do contexto da escola e da turma. “Eles nos dizem o quanto as experiências da Cloe têm feito os alunos mais entusiasmados e envolvidos com as propostas, dando mais sentido para o que vivenciam nas aulas.”, finaliza Leticia.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp