Plataforma Cloe é a grande parceira na evolução da Rede Decisão no ensino remoto

Coordenadora conta como a parceria com a Cloe foi essencial para a transição do ensino a distância, estimulando professores na realização de projetos e abordando questões como empatia e diversidade

A formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis acontece principalmente na escola. Com a educação, é possível preparar estudantes para enfrentar o mundo e lidar com as adversidades. No século XXI, habilidades que ajudem nesse processo de solução de problemas e flexibilização estão sendo ainda mais valorizadas junto com a capacidade de utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem, principalmente em um contexto em que os estudantes que estão na escola atualmente já fazem parte de uma geração nativo digitais.  

A pandemia trouxe para muitas instituições de ensino a necessidade de se atualizar, a começar pelo ensino remoto. A situação não foi diferente com a Rede Decisão, que contou com o apoio da plataforma Cloe em 4 de suas 11 escolas para passar por esse processo. No início, sair da rotina repentinamente foi desafiador não só para os docentes, mas também para os gestores, professores e, principalmente, para os pais. 

A coordenadora da Rede Decisão na Unidade Fátima, Jacqueline Gomes, conta que depois de todos entenderem a relevância  do uso da plataforma digital de Aprendizagem Ativa Cloe, todas as dúvidas sobre essa transição para o ensino a distância foram esclarecidas. “Eles entenderam a importância do fato de falar o que o estudante está sentindo, a importância de discutir assuntos diversos, e no ensino remoto isso envolveu muito mais os familiares”.  

A plataforma não só auxiliou no envolvimento das famílias, como também proporcionou um grande incentivo na discussão sobre temas relacionados ao convívio escolar e a vida em sociedade. A coordenadora diz que através das expedições disponibilizadas pela plataforma foi possível realizar debates sobre temas relevantes e ao mesmo tempo preparar o estudante para o mundo. “Quando eu consigo levar um aluno de terceiro ano a pensar que ele pode sim fazer alguma coisa para o outro, mesmo estando numa época de reclusão, eu transformo esse estudante em um cidadão melhor; eu acredito que em qualquer época a Cloe seria importante, mas neste momento a plataforma foi fundamental”. 

A Rede Decisão pretende ampliar a utilização da plataforma Cloe para as demais escolas do grupo levando em consideração o engajamento dos estudantes e resultados bem sucedidos. 

Rodas de conversa estimulam a evolução dos alunos e da sociedade

Para Jacqueline, é primordial mostrar para o estudante seu papel na sociedade. “Eu trago para a sala valores para os negros, indígenas, para as pessoas asiáticas, para os brancos, eu trago a discussão, mostro que ele pode ser diferente e que sendo diferente ele muda as pessoas ao seu redor”. Através da ‘roda de conversa’ usada para instigar os estudantes a debaterem esses assuntos, Jacqueline também realizou atividades em aulas realizadas em conjunto com as professoras das turmas para que os alunos expusessem seus pensamentos sobre os temas conversados. “De maneira muito natural, eles montaram histórias mostrando a importância de cada ser humano dentro da sociedade, que o ser humano tem valor independentemente da cor, credo ou religião”. 

Em uma das expedições da Cloe que aborda o tema: “o que eu posso fazer”, a coordenadora incentivou os professores a levarem para sala de aula o desejo de ajudar o próximo e alimentou a criatividade dos estudantes ao auxiliá-los na criação de uma iniciativa para arrecadação de brinquedos no mês da criança. Como conquista, cada estudante gravou um vídeo com  os brinquedos para doação, instigando outras pessoas a doarem também. 

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp