Plataforma digital Cloe segue e refina as habilidades da BNCC
Propostas do documento nacional são refletidas nos projetos educacionais da plataforma digital de aprendizagem ativa; detalhamento em expectativas de aprendizagem garante que competências sejam colocadas em prática na sala de aula
Começar a produção de um novo conteúdo didático, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilita para escolas, professores e estudantes ter acesso a uma proposta educacional mais atual e inovadora.
Foi isso o que aconteceu com a Cloe, a plataforma digital de aprendizagem ativa da Camino Education. As expedições da Cloe – projetos educacionais em que os estudantes buscam resolver um problema, engajando-se na busca da solução – nasceram a partir do Currículo Linear Camino que, por sua vez, se estrutura a partir da BNCC. “Portanto, a Cloe e seu conteúdo surgem alinhados à Base Nacional. Todas as habilidades propostas pelo documento são refletidas nas expedições”, diz Renato Dias, diretor de inovação e produto da Camino Education.
Ele explica que para cada habilidade da BNCC foram desenvolvidas entre três e oito habilidades específicas Camino que, articuladas em uma sequência anual preestabelecida pelo time de autores e pesquisadores da Camino, servem de base para toda a produção de conteúdo. “A construção dessas expectativas de aprendizagem Camino, vinculadas às habilidades da BNCC, levou em conta muita pesquisa sobre cognição, desenvolvimento humano e ciência da aprendizagem”, destaca o diretor. Ele acrescenta que todo o currículo foi validado pelo Teachers College, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
A BNCC na prática
Como exemplo dessas expectativas de aprendizagem Camino, Dias cita o currículo de 3º ano do Ensino Fundamental de Ciências, da unidade temática “Terra e universo” e objeto de conhecimento “características da Terra”. Enquanto a habilidade BNCC propõe “identificar características da Terra, com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta”, a expectativa de aprendizagem Camino é “interpretar as diferentes formas de representação do planeta”.
Segundo o diretor, a expectativa de aprendizagem Camino é mais específica do que a habilidade BNCC e isso tem uma razão de ser. “Se desejamos, de fato, colocar em prática uma educação por competências, precisamos garantir que essas competências se traduzam em prática didática e em base de avaliação para o professor. Se o item de currículo é amplo demais, como comumente ocorre na BNCC, ele não é observado na prática, portanto, difícil de ser avaliado”, ressalta. “Isso é muito importante, pois é com esse trabalho de detalhamento muito cuidadoso e artesanal, habilidade a habilidade, que garantimos que as competências sejam traduzidas em realidade na sala de aula”.