Cloe e Bedu.tech se unem ao Google for Education para apoiar escolas na transformação digital

A iniciativa vai disponibilizar a plataforma de aprendizagem ativa da Camino integrada às funcionalidades do Google for Education; estudantes também terão acesso a chromebooks

A Cloe, a plataforma digital de aprendizagem ativa desenvolvida pela Camino Education, e sua parceira comercial, a Bedu.tech, empresa especializada em prover serviços de tecnologias educacionais, vão se juntar ao Google for Education para apoiar escolas no seu caminho de transformação digital.

A iniciativa vai disponibilizar todos os projetos educacionais (chamados de Expedições) e demais conteúdos e recursos da Cloe, que poderão ser usados por professores e estudantes de maneira integrada às funcionalidades do Google for Education. Os estudantes terão acesso a chromebooks (computadores com o sistema operacional Chrome OS e armazenamento em nuvem) e substituirão seus livros e apostilas impressas por esses dispositivos digitais. Os docentes e colaboradores receberão formação e certificação para uso da Cloe e do Google for Education. Além disso, as escolas também terão toda a sua infraestrutura tecnológica atualizada, incluindo Wifi e a manutenção do seu funcionamento.

O serviço poderá ser utilizado por escolas públicas e privadas, para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e, a partir de 2021, para o Ensino Fundamental II. A transição para o meio digital acontecerá em cada instituição de acordo com a sua realidade e os recursos já utilizados. Escolas que já fazem uso da plataforma Cloe também terão essa
adaptação, com a disponibilização de mais recursos tecnológicos para a aplicação das atividades.

Transformação digital impacta o dia a dia escolar

Bruno Gebara, diretor de operações da Camino Education, destaca a importância da integração entre pedagogia e tecnologia na plataforma e o fato dela já ter sido criada para proporcionar experiências de aprendizagem ativa aos estudantes. “O desenho instrucional, o conteúdo e os recursos de todas as Expedições da Cloe foram inicialmente concebidos para funcionarem no meio digital. Além disso, a Cloe é nativa em aprendizagem ativa. Com isso, queremos apoiar escolas e educadores de todas as disciplinas na adoção de novas práticas pedagógicas integradas à tecnologia que efetivamente estimulem os seus estudantes a criar, a ser curiosos, a questionar, a produzir, a aprender e reaprender, sempre interagindo com outros estudantes.”

Gebara ressalta que, em tese, uma transformação digital tão relevante poderia trazer altos custos para as escolas e para as famílias. No entanto, por meio dessa parceria, pelo mesmo custo, eles poderão substituir todos os livros e apostilas impressas pelos dispositivos tecnológicos e pela Cloe. Ele aponta que os investimentos feitos atualmente pelas famílias são em grande medida utilizados para se pagar por papel, gráfica e entrega de material impresso. “Isso é o passado e tem de mudar, também por conta do que vivemos nesta pandemia. Investimentos em educação devem, agora mais do que nunca, ser direcionados apenas para aquilo que realmente aumenta a aprendizagem: pedagogia moderna aliada à tecnologia de alta qualidade.”

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp