5 dicas para manter a rotina saudável de atividades físicas durante as férias
Aproveite o verão e inclua exercícios no cotidiano: confira nossas dicas que são bem práticas, tanto para o ambiente doméstico como para espaços abertos
Folga não é sinônimo de descaso com a saúde, ao contrário, significa uma pausa para reequilibrar as energias e investir ainda mais no bem-estar. Praticar atividades físicas regularmente fortalece o sistema imunológico, previne doenças, melhora a coordenação motora e a noção espacial, ajuda no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, além de proporcionar momentos de lazer e diversão.
“As atividades físicas são importantes, não apenas sob o prisma da saúde do corpo, da mente
e das emoções, mas pela abordagem cultural, social, histórica e de aprendizagem ativa que propiciam”, diz o professor e educador físico Samuel de Araújo Silva.
Samuca, como é conhecido na Camino, deixa cinco dicas para não perder o condicionamento nas férias escolares:
Dê um tempo ao sofá!
De acordo com o Manual de Atividades Físicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças e adolescentes, entre 6 e 19 anos de idade, devem fazer, pelo menos, 60 minutos diários de exercícios físicos. Sejam brincadeiras, esportes individuais ou coletivos, o ideal é colocar o corpo em movimento. Para os pequenos (0 a 5 anos), a recomendação é de 180 minutos, que podem ser fracionados ao longo do dia. Vale rolar, brincar, pular, agachar, nadar, dançar.
Aperte o play do mundo real
A maior exposição às telas, principalmente neste período de pandemia, agravou o sedentarismo. Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente para se manter saudável. Desligar-se do ambiente virtual é extremamente necessário. Parques, praças, clubes e áreas verdes são ótimas opções para andar de bike, skate, jogar capoeira, correr, escalar… A lista de possibilidades é grande e, o que é melhor, envolve ação, estímulo, criatividade, convívio.
Saiba improvisar
Em casa, as crianças também devem ser incentivadas a gastar energia. Vôlei de balão, pista de obstáculos com almofadas, esconde-esconde, amarelinha, cabo de guerra, queimada, peteca, bambolê, malabarismos. Adapte os locais internos ou externos para a prática constante e segura de atividades físicas.
Diversifique
Se um dia foi dedicado aos exercícios aeróbicos, o outro pode ser de alongamento e fortalecimento. O yoga, por exemplo, trabalha flexibilidade, força muscular, respiração, equilíbrio e coordenação. Pegue seu tapetinho e reúna a família!
Invista na prevenção
Sempre é bom lembrar os bons hábitos de higiene. Use máscara, lave as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e higienize frequentemente os brinquedos e objetos utilizados, especialmente fora de casa. E não esqueça a hidratação antes, durante e após a prática de atividades físicas.
Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.