Sócio-fundadora da Camino Education chega às finais do Women in Tech® 2021
Leticia Lyle, também diretora da Camino School, é nomeada por sua atuação como liderança feminina no segmento de tecnologia startup
Em um mundo ideal, homens e mulheres teriam as mesmas condições de trabalho, remuneração, acesso a informações e oportunidades de ascensão profissional. Foi pensando justamente nesse cenário ainda idealizado, porém com grande potencial para ser real, que o Women in Tech foi criado. A organização sem fins lucrativos, com sede em Paris e mais de 70 mil membros, almeja erradicar lacunas de gênero e, anualmente, promove uma premiação para reforçar esse discurso.
Na edição deste ano, a sócio-fundadora da Camino Education, Leticia Lyle, é finalista do Women in Tech® Brazil Awards – uma edição especial dedicada ao país – na categoria “Mulher em tecnologia startup”. Leticia também é cofundadora da plataforma Cloe e diretora da Camino School, escola referência da Camino Education localizada na zona oeste de São Paulo (SP).
Por meio de sete categorias, o Women in Tech® Brazil Awards vai homenagear as mulheres que dedicaram a sua vida profissional à tecnologia: desde as que estão por trás das decisões mais tecnologicamente disruptivas às que são uma referência a nível de liderança. O evento atua em quatro áreas: Educação, Empresas, Inclusão Social e Advocacia.
Caminho ganha notoriedade por inovação e pioneirismo na premiação Women in Tech
Leticia Lyle foi nomeada e, em seguida, selecionada para a final da premiação devido à sua atuação como gestora neste segmento. Depois de mais de dez anos de experiência como líder e pesquisadora na área educacional, em 2019, ela embarcou em um projeto inovador: a criação do ecossistema da Camino Education em conjunto com outros profissionais do setor, além de comandar a gestão e direção da escola pertencente ao grupo, a Camino School, e participar como cofundadora da plataforma de ensino focada em aprendizagem ativa e disponibilizada para centenas de alunos no Brasil, a Cloe.
De olho nas estatísticas
A agenda de equidade é urgente e precisa ser priorizada. De acordo com o relatório “Mulheres da Liderança 2020”, da ONG WILL – Women in Leadership in Latin America, alguns avanços foram notados, mas ainda há um caminho a ser trilhado. O estudo, que avaliou 163 entrevistas em mais de 10 países, notou que 30,2% das respondentes no Brasil acreditam que a nação avançou em igualdade de direitos – contra 54,5% na América Latina como um todo. Apenas 25% creem que os locais de trabalho tratam ambos os gêneros com igualdade, ante 40,7% no mundo em geral.
“A equidade de gênero é um assunto de prioridade máxima e deveria estar no topo das agendas empresariais. Não basta que os salários e benefícios sejam iguais: é preciso que haja uma distribuição equânime de cargos, isto é, só haverá uma repartição justa quando uma mulher se enxergar ocupando um cargo de gestão em uma determinada companhia”, afirma Lyle.
A Camino Education, a Cloe e a Camino School têm esses preceitos introjetados em seu organograma e não apenas conta com lideranças femininas nos mais variados departamentos como ainda possui um programa de aceleração de carreiras para suas colaboradoras, ciente de que é preciso fazer algo proativo para balancear esse desnível histórico.
Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.