Fala By Cloe: “Não existe educação de qualidade sem equidade”
Primeira edição do evento online promoveu debates sobre tópicos diversos, como a educação do amanhã, redes sociais, pandemia, desafios, obstáculos e coragem para encarar o “novo”
Aconteceu na última semana, a primeira edição do Fala By Cloe – o maior festival de inovação e educação do Brasil, organizado pela Cloe, plataforma online de aprendizagem ativa da Camino Education. Com apresentação da jornalista Rita Batista, o evento foi 100% online e contou com inúmeros palestrantes, além de mediações de Fernando Shayer, fundador e CEO da plataforma Cloe e da Camino Education, e Leticia Lyle, co-fundadora da Camino Education e diretora da Camino School.
O grande trunfo do Fala By Cloe foi debater os grandes desafios da educação brasileira (antes, durante e depois da pandemia da Covid-19), novas abordagens e como inspirar educadores e educadoras.
“A Cloe é um sonho em transformação e sendo realizado. Pensamos que a igualdade é importante em diversas esferas. Não existe educação de qualidade sem equidade. Por meio da aprendizagem ativa, a Cloe busca levar isso para cada estudante e também para seus pais”, afirmou Lyle durante a abertura do evento. Ela ainda foi seguida por Shayer, que destacou: “Propomos uma educação que tenha o digital como parceiro e que seja inclusiva por excelência”.
O novo cenário da educação para o futuro
No bate-papo de abertura, intitulado “Eita, o mundo mudou”, o empresário Thiago Mattos fez um paralelo entre o e-commerce, os carros autodirigíveis, o varejo em tempos de isolamento social e o novo cenário da educação. De acordo com o convidado, o mundo já estava passado por uma transformação tecnológica mesmo antes de estarmos em casa. “A pandemia acelerou um processo que já ocorria”, afirma.
Em relação à educação, Mattos vai direto ao ponto: “O passado é o lugar do ou, enquanto o futuro é o lugar do e”. Para ele, ainda existem alguns falsos dilemas e algumas armadilhas na cabeça das pessoas quando se fala em sala de aula. Muitos acreditam que, se são de Humanas, não podem ter um pensamento lógico e vice-versa. O convidado destacou que é possível unir competências distintas, ainda mais em uma era de conhecimento difuso como essa na qual estamos inseridos, com grandes tendências interdisciplinares.
O evento também teve a presença do navegador Amyr Klink, que convidou os participantes para uma viagem pelo conhecimento. “Aprender a aprender é inspirador”, ressalta. Ele ainda bateu um papo sobre sua experiência na Antártica, os desafios que todos enfrentam na vida e a melhor maneira de encarar problemas: saber que eles existem e vão aparecer.
A influenciadora Gabriela Prioli, uma das convidadas mais aguardadas no evento, comentou durante o Fala By Cloe que o jeito que as pessoas consomem informação mudou muito nos últimos anos. Ela contou um pouco sobre sua experiência no canal de notícias CNN e nas redes sociais, além de destacar a importância da educação no aprofundamento do senso crítico da população. “Acredito em ampliar nosso repertório por meio de muito estudo, para que a gente consiga ler melhor o mundo e tomar melhores decisões”, pontuou.
Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui (1º dia) e aqui (2º dia).
Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, acesse o site da Camino School e da Cloe.