Plataforma educacional Cloe pode ser usada de diferentes maneiras pelas escolas
Adoção acontece gradualmente e de forma personalizada, de acordo com a realidade de cada instituição e o ritmo com que ela deseja fazer a transição
A Cloe, a plataforma de aprendizagem ativa da Camino Education, pode ser o primeiro passo para as escolas que querem iniciar um processo de transformação digital e inovação na educação. Essa transição pode acontecer de forma gradual, articulando a Cloe à metodologia já existente na escola.
“Nós olhamos muito para o contexto de cada escola e todo o trabalho da nossa consultoria parte de uma escuta e de um planejamento com a liderança pedagógica da instituição”, afirma Carolina de Oliveira Beltramini, gerente de implementação da Cloe. “Com isso, reconhecemos e identificamos tudo o que a escola já tem — os projetos que ela estrutura, o material que utiliza, a carga horária que possui –, fazemos uma correspondência com os conteúdos da Cloe e desenhamos uma proposta personalizada”.
Essa proposta pode acontecer de diversas maneiras — por exemplo, a escola pode adaptar a Cloe para o sistema que ela já usa. “Se ela adota um livro didático, ela pode seguir alguns capítulos pelo livro e outros pela Cloe”, explica a gerente. “Outra opção é a escola trabalhar esses capítulos de uma maneira mais tradicional no livro e, posteriormente, convidar os estudantes para resolver o quiz referente a esse conteúdo na Cloe ou, ainda, realizar um projeto pela plataforma que remeta às habilidades contempladas nos capítulos.”
Uma outra forma de adoção da Cloe é inserindo a plataforma na carga horária da semana. Deste modo, alguns dias, como terça e quinta, a escola usa apenas a Cloe. E, nos outros, como segunda, quarta e sexta, o livro didático.
Outro modelo, ainda, é a utilização da Cloe só para algumas disciplinas. “É possível começar com três disciplinas, que é a quantidade mínima que oferecemos. Então, para essas matérias retira-se o livro didático e o material e passa-se a adotar a plataforma, pois ela tem conteúdo suficiente para abarcar tudo o que é necessário para aquela disciplina e ano escolar, cobrindo 100% das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular”, diz Carolina.
Plataforma e atendimento customizado para cada escola
A gerente ressalta que o desenho de implementação e de adequação da plataforma na rotina escolar é validado com a coordenação da escola e resulta em um modelo adaptado para cada realidade. “Ao cruzar todo o plano de ensino da escola e o conteúdo programático daquele ano com a Cloe, mostramos para o professor onde estão aqueles conteúdos e habilidades em cada expedição, que são os projetos pedagógicos da Cloe. Assim, criamos um novo caminho de Expedições, customizado de acordo com o que cada escola quer e o ritmo com que ela pretende fazer a transição.”
Além dessa personalização, outra vantagem da plataforma digital, segundo Carolina, é possibilitar que os professores trabalhem com metodologias ativas de um modo bem facilitado. “Deixamos claro que a aula expositiva não vai morrer. A Cloe é uma combinação de práticas pedagógicas e o docente poderá usá-las sem precisar abandonar o que ele já fazia.”
Ela também destaca a rapidez com que a plataforma pode ser atualizada. “Uma mudança em um capítulo de um livro impresso leva anos para ser feita. Na Cloe, isso acontece de maneira muito ágil. Para o 4º ano do Fundamental I, por exemplo, já temos uma expedição sobre o coronavírus e a pandemia. Se o professor quiser trabalhar esse assunto, ele já tem na Cloe oito aulas estruturadas sobre isso.”
Para saber mais sobre a Camino Education e suas soluções educacionais, como a plataforma Cloe e a escola de referência localizada na zona Oeste de São Paulo/SP, Camino School, acesse o site.