Longe das telas: sugestões de atividades, jogos e leituras para fazer nas férias

Durante quarentena, foi intenso o uso de celulares e computadores; ideia é aproveitar período de descanso para se movimentar e realizar brincadeiras e dinâmicas lúdicas em família

Durante as férias ou a pausa das aulas em julho, é importante que os estudantes consigam passar um tempo longe das telas e aproveitem essa época para fazer atividades lúdicas e culturais diversas com a família. 

“Uma das coisas mais evidentes que a pandemia trouxe foi o aumento do tempo em que ficamos na frente de celulares, computadores e tablets, seja pelo trabalho, seja por conta do isolamento social e das atividades da escola”, diz Letícia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora pedagógica da Camino School.

De acordo com ela, uma das consequências desse movimento de ficar muito na frente das telas é que é exigido do cérebro um trabalho muito maior das funções cognitivas, o que cansa bastante e, muitas vezes, deixa os estudantes com um grau mais alto de irritabilidade e de comportamentos não sociais.

Para esse período de descanso, ela recomenda jogos de tabuleiro, atividades e brincadeiras que não sejam on-line. Ela também considera interessante manter ativa a imaginação por meio de leituras, que podem ser compartilhadas com os pais, em que cada um lê um pouco ou realizam a leitura juntos. “Sempre vale muito a pena todo esforço em direção aos livros, o que nos torna melhores leitores e, por isso, mais fluentes e gostando cada vez mais de ler”. 

Confira, a seguir, sugestões de atividades, jogos e livros recomendadas pela equipe da Camino Education.

Atividades

Aprender a fazer um prato que você gosta; brincar com tinta, massinha, cola e tinta plástica; construir prédios e estruturas com sucata; correr e fazer exercícios ao ar livre; criar um jogo de tabuleiro em família; descobrir o nome das capitais de todos os países do mundo; desenhar e pintar; escrever o que aconteceu de legal durante as férias e colocar num “pote da memória”; escrever um livro em família; fazer culinária; fazer jardinagem; fazer misturas, criar poções e combinar ingredientes; fazer origami; inventar uma receita nova com a família; plantar coisas encontradas na cozinha, como feijão, semente de abacate, gengibre dente de alho; montar uma cabana no quintal ou jardim; praticar yoga; pular corda e amarelinha; tomar sol.

Jogos

Banco Imobiliário Júnior (Estrela), Battleship (Hasbro), Dama, Dominó, Imagem e Ação (Grow), Forca, Loopin’ Louie (Hasbro), Ludo, Monopoly (Hasbro), Twister (Hasbro), Yahtzee (jogo matemático).

Livros

Idade 4+: Room on the Broom (Julia Donaldson).

Idade 5+: Moça bonita do laço de fita (Ana Maria Machado).

Idade 6+: Convidados da Senhora Olga (Eva Montanari), João Boboca ou João Sabido? (Rosane Pamplona e Ionit Zilberman). 

Idade 7+: Coleção A casa na Árvore (Andy Griffiths e Terry Denton).

Todas as idades: Oh, the Places You’ll Go! (Theodor Seuss Geisel)

Idade 11+: Sangue Fresco, Assassinato na Literatura Infantil e O Fantasma da Alameda Santos (João Carlos Marinho); O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares (Ransom Riggs); Nu, de Botas (Antonio Prata); O Menino Bilionário (David Walliams); Os da Minha Rua (Ondjaki); Otherwise Known as Sheila the Great (Judy Blume).

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp