Formações a distância permitem capacitação e atualização dos professores

Cursos online sobre temas como novas metodologias e práticas educacionais propiciam interação com outros docentes, reflexões e trocas de experiências e aprendizados
 

Em um mundo em constante transformação, onde soluções antes eficientes podem não ser mais adequadas para os problemas do mundo contemporâneo, os professores precisam estar em formação contínua. Para se manterem atualizados em relação às novas metodologias, práticas e pesquisas educacionais, eles necessitam dessa capacitação permanente, com espaços destinados para prática, reflexão e compartilhamento dos aprendizados mútuos. “Isso só é possível se as escolas valorizarem as formações profissionais, dedicando tempo, recursos e investimentos para tais atividades”, afirma Bruno Gebara, diretor de operações da Camino Education.

 

Segundo Gebara, o professor brasileiro tem, em média, 41 anos, o que significa que concluiu o Ensino Superior por volta de 2001, quando não existia a internet móvel. “De lá para cá, tudo mudou. Os impactos de tal inovação não são restritos à tecnologia, pois alteram profundamente nossa dinâmica social. Portanto, os professores nunca podem parar de aprender e de se atualizar.”

Quarentena é oportunidade para buscar uma formação a distância

Uma das maneiras de fazer isso, de acordo com ele, é por meio das formações a distância, que propiciam uma oportunidade única de interação com professores de todo o Brasil, gerando uma troca muito rica de experiências. E, como muitas formações estão disponíveis na internet e podem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar, elas favorecem o encaixe nas atribuladas agendas dos professores e coordenadores pedagógicos. 

 

O diretor aponta que, no cenário da pandemia do novo coronavírus, houve uma série de iniciativas de grandes grupos educacionais que disponibilizaram cursos de educação continuada de maneira gratuita, como a Universidade de Harvard. Ele também cita a formação em Aprendizagem Ativa, oferecida pela Camino Education, entre o fim de março e o início de abril deste ano, de maneira aberta e gratuita para docentes de todo o país. “Vimos, naquela ocasião, milhares de professores fazendo formação ao mesmo tempo, num ambiente de conexão que não seria possível se não fosse a tecnologia”.

 

Para ele, a quarentena pode representar uma oportunidade para os professores se capacitarem. “Ninguém se preparou para o que está ocorrendo, então usar o tempo disponível para atualizar-se é fundamental”.